quinta-feira, 26 de abril de 2007

Expressões que aliviam

A propósito de expressões daquelas que muitas vezes aliviam a alma, aqui fica uma história, com duas personagens fictícias:

A cidade estava apinhada de gente, pouco passava das 19:30 quando Maria saiu do escritório, tinha tido um “dia de cão”.
Ao martírio que passou para chegar, de manhã, ao centro da cidade, juntou-se a saga de procurar um lugar para estacionar.
Finalmente um “buraquinho” para enfiar o carro, mas, de repente, eis que um Chico Espero se atravessou e “papou” o lugar.
- Ouve lá pá, o lugar era meu! Tu merecias era levar “com um gato morto no focinho até ele miar!”
Quando o viu sair do carro, Maria percebeu pelo aspecto e pela indumentária que o senhor devia gostar do mesmo que ela, ou seja de homens.
- Hum, “deves pegar de empurrão, meu grande larilas”.
- Vai prós bombeiros voluntários… tens mesmo ar de ambulância! – gritou.
Mais uma volta ao quarteirão e nada de lugar pró carro.
De soslaio olhou para a entrada de um centro comercial e pensou que o que lhe apetecia era ir “pastar a vaca” (tradução rasca da expressão italiana “dolce fare niente”), mas a verdade é que tinha mesmo de ir trabalhar.
- Oppps, está um carro a sair dali – disse baixinho, acelerando de seguida para o “buraco” onde conseguiu enfiar o bólide.
Já a caminho do escritório, percebeu que o telelé tocava dentro da mala. Olhou e viu o número do Manel, o marido, como tinham ficado de “candeias às avessas” logo pela manhã, decidiu não atender.
- Espera lá que já cagas, que o balde está cheio! – pensou.
Um sacana daqueles ainda tinha lata para estar a ligar, depois da enorme discussão que tiveram de manhã, é o real Totó.
Ao olhar para a sua mesa de trabalho comprovou o que já suspeitava: o dia ia ser difícil. Pilhas de papel, onde se amontoavam vários assuntos pendentes e urgentes.
- Bolas, já percebi que isto hoje vai ser mesmo complicado. Só espero que o meu chefe não se lembre de me pedir mais nada hoje, mas chato como é ainda me vai arranjar mais algum “alfinete de peito” para fazer. Se isso acontecer pode ter a certeza que lhe “caga o cão no caminho”.
Enquanto pensava isto, ouviu o característico bater da porta que indicava a chegada do chefe.
- Bom dia – disse ele.
- Bom dia – respondeu Maria, enquanto desligava à pressa a chamada telefónica que tinha feito para uma amiga, que ficou literalmente “pendurada”.
O senhor continuou a falar, mas na cabeça de Maria ecoava apenas a expressão: oh meu grande parvalhão 'desempara-me' a loja, saxavor!
- Olhe, não se esqueceu daqueles papéis que lhe tinha pedido, são urgentes. – disse o “caramelo” em tom de mandão.
- Não, não, esteja descansado! – respondeu Maria, pensando para os seus botões: “eu devia era mandar-te cagar à mata”.
Assim que o bicho rumou ao gabinete, Maria olhou em volta, viu que não havia ninguém na sala e soltou um:
- Que puta de vida a minha!. – aquela expressão que tem o dom de aliviar o espírito, quando pronunciada com alma e depois de a língua tocar no palato.
Antes de pensar nos papéis que lhe tinham sido pedidos, voltou a ligar para a amiga, com quem tinha deixado a meio uma conversa importantíssima.
- Desculpa lá mas há bocado tive de desligar, chegou aqui o palhaço do chefe.
Decorria a conversa com normalidade, quando os passos do senhor se ouviram no corredor.
- Pois, pois, está a chover em Bagdad. – disse Maria, despachando a amiga, que sabia há muito que uma observação sobre o tempo na capital iraquiana significava, “vou ter de desligar já”!
No final de um dia de trabalho extenuante, Maria olhou pela janela e viu o pôr-do-sol, atrevendo-se a pensar “está uma bela tarde para o Amor”. Só depois se lembrou que estava zangada com o Manel e que nem sequer lhe tinha atendido o telemóvel… decidiu então ir às compras e quem sabe ao cinema.
Ao sair do escritório, viu-se ao espelho nos vidros do prédio e pensou:
- Sou mesma gira e inteligente…se fosse gajo casava comigo!

2 comentários:

SF disse...

Soberbo!!!

Caracola disse...

Como eu compreendo a Maria.... também já tive dias assim... mas, para compensar e dentro do tema do post, também já tive outros em que só fiz "horas para a reforma"!