domingo, 24 de junho de 2007

As "tábuas" da Lei

Decidiram os senhores do Vaticano publicar uma lista com os 10 mandamentos do condutor.
Não questiono a intenção e até imagino que tenha dado muito trabalho a elaborar, mas permito-me questionar a utilidade.
Isto pode é servir aos comerciantes de artigos religiosos que poderão passar a vender cartõezinhos com a imagem de São Cristóvão (protector dos condutores), com os mandamentos impressos no verso.

I.Não matarás (parece-me óbvio)
II. A estrada seja para ti um instrumento de comunhão, não de danos mortais (está ligado com o primeiro, e ninguém se "espeta" de propósito)
III. Cortesia, correcção e prudência ajudar-te-ão (a prudência ainda dou de barato, mas a cortesia... vão lá com calma)
IV. Sê caridoso e ajuda o próximo em necessidade, especialmente se for vítima de um acidente (qualquer pessoa de bom-senso o fará)
V. O automóvel não seja para ti expressão de poder, de domínio e ocasião de pecado (será ocasião de pecado sonhar com um jeep? pecadora eu seja! E já agora são os senhores que andam em carros blindados e topo de gama que dizem estas coisas, ou não são?)
VI. Convence os jovens e os menos jovens a não conduzirem quando não estão em condições de o fazer (volto a invocar o bom-senso)
VII. Apoia as famílias das vítimas dos acidentes (vide anterior)
VIII. Procura conciliar a vítima e o automobilista agressor, para que possam viver a experiência libertadora do perdão (é para isso que existem as declarações amigáveis)
IX. Na estrada, tutela a parte mais fraca (qual é a parte mais fraca, a berma?)
X. Sente-te responsável pelos outros (cada um é responsável por si, sempre ouvi dizer! Que culpa tenho se alguém decide atravessar a estrada fora dos locais apropriados ou acelerar que nem um louco??? Só se for a culpa de estar no local errado à hora errada).

Sem comentários: