terça-feira, 12 de junho de 2007

Saudade... essa estranha forma de vida

Saudade (s.f.) - melancolia causada pela lembrança de um bem de que se está privado; mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou acções; pesar; nostalgia;
A palavra é tipicamente portuguesa e muitas vezes é difícil traduzi-la para outras línguas.
Apesar de nos deixar, quase sempre, com uma sensação de nostalgia, é bom sentir saudades do que já tivemos, ou do que ainda podemos ver a ter, mesmo que não saibamos muito bem o que isso é.
(este discurso hoje está um pouco complicado, reconheço).
A saudade não tem cor, mas pode ter cheiro; não a podemos ver nem tocar, mas sabemos o quanto é grande. Pode ser o sentimento que alimenta um relacionamento amoroso ou apenas o que sobra dele. Pode ser uma ausência suave ou um tipo de solidão.
Pode ser uma recordação de um momento ou de uma pessoa, que um dia, mesmo sabendo ser impossível, ousamos querer reviver e rever.
Quando aliada ao Sonho a Saudade transforma-se numa espécie de Esperança... que nos dá vontade de azer coisas que pensando apenas com o nosso lado racional acharemos estúpidas... mas é por isso que o coração tem dois lados: o esquerdo e o direito.

1 comentário:

Caracola disse...

A carapuça a quem a servir!