quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Dar com uma mão e tirar com as duas

O “meu” Banco enviou-me recentemente dicas para poupar, sob o título: “Gastar menos não é sinónimo de pobreza!”.
Sugerem-me os senhores que eu tome o pequeno almoço em casa, que ande mais de transportes públicos, que leve almoço de casa, que visite menos a pasteleria.
Pedem-me que reduza os gastos com tabaco e que deixe de comprar diariamente o jornal, optando por ler as notícias na Internet ou nos jornais gratuitos.
Ora, começa aqui a minha indignação: então os jornalistas não precisam de ganhar dinheiro??? É que se tal acontecer, temo bem, não poder pagar-lhes as minhas prestações a tempo e horas!

Dizem-me ainda que invista (reparem invista) em aparelhos domésticos de classe energética A, substitua as lâmpadas tradicionais por lâmpadas fluorescentes, seque a roupa ao ar livre (depois de lavada a baixas temperaturas – porque fica mais barato – (e digo eu, com as nódoas intactas), e tenha cuidado com a acumulação de gelo no frigorífico.
Mandam-me ir ao supermercado de barriga cheia (pra não cair em tentações), optar por cadeias discount, comprar produtos “brancos”, fruta da época, embalagens “tipo familiar”, etc.
Contam-me de seguida (e aqui é que a “coisa” começa a aquecer) como posso poupar na banca. Sugerem-me então que domicilie o ordenado (aquele que eles querem que eu perca mandando a malta ler as notícias na net e nos gratuitos), garantindo-me com isso uma série de isenções e bonificações. Apetece-me dizer que é conversa da treta porque, continuo a pagar taxas e mais taxas, enfim.
Mas, o mais hilariante vem no fim:
Através destas dicas conseguirá poupar pelo menos €50 por mês. Ao investir mensalmente esta poupança no*** (omito o nome, por respeito) Reforma Acções PPR, em 30 anos, atingirá um valor total de € 375.000

( Valor Calculado para investimento com: - Início aos 30 anos (lamento, mas não posso, já tenho mais) e Resgate aos 65 anos (será que lá chego?); - Rentabilidade anual de 12,6% e indexação anual à taxa de 2%; -
É caso para dizer: "dar com uma mão e tirar com as duas.

2 comentários:

Margarida disse...

É extraordinário o que os bancos inventam para nos fazerem cair na ilusão que são muito nossos amigos e que até existem para nos ajudarem... não mereciam o respeito que lhes prestaste ao omitires o nome do banco! Parabéns por não desceres ao nível e conseguires manter uma postura de civilidade!

SF disse...

E tenho dito!