sábado, 3 de fevereiro de 2007

Giras... 12 anos depois

A noite de sexta-feira foi particularmente animada, afinal ir a um jantar da turma da faculdade, 12 anos depois do final do curso… é obra.
Terminado o dia de trabalho, lá foi a Caracola ter com a Green Eyes para rumarem ao repasto, antes uma paragem no wc para “evidenciar” os green eyes (a coisa até correu bem, apesar de a proprietária dos mesmos não ser muito dada a maquilhagens).
Segunda circular, Campo Pequeno, Avenida da Liberdade, Rossio, Praça do Comércio (e que bonita é Lisboa à noite), Cais do Sodré.
- Encosta-te à direita, que depois tens de virar! – disse a Caracola
- Agora é que me dizes? Bom devo conseguir virar lá mais à frente. – resmungou a Green Eyes, ainda a adaptar-se ao veículo que não costuma conduzir.
A brincadeira obrigou a uma “meia volta volver”, mas ainda deu para passar no Beco da faculdade.
Chegadas ao “local do crime”, a primeira tarefa complicada: encontrar os compinchas, alguns deles irreconhecíveis.
Depois de algum esforço, eis que um braço se levantam.
- Estou ali, bora lá!
Um primeiro olhar em redor da mesa permite identificar algumas caras que, de repente, se voltam a tornar familiares… outras, nem por isso.
- Eh pá, como tu estás diferente? Se passasse por ti na rua não te conhecia? O que fazes? Casaste, tens filhos?
Ou.
- Não me lembro nada de ti, tu tens a certeza que andaste lá na faculdade?
A vida é mesmo assim, afasta-nos, mas às vezes proporciona momentos como este em que, ainda que por pouco tempo, voltamos atrás no tempo e quase esquecemos que passaram 12 anos.
Pelo meio, uma notícia triste, um daqueles companheiros de há 12 anos, partiu para sempre, “tramado” por uma doença idiota. Chiça.
Degustado o bifinho da Portugália, toca a reunir para falar de tempos passados, de professores idiotas ou de aulas em que se fez tudo menos aprender.
Acabamos por concluir que muitos conseguiram um emprego na área, outros andam a voar nos aviões, a trabalhar em editoras de livros e discos. Há também secretárias e até autarcas com mestrados e doutoramentos.
Com a chegada dos balões de Jameson, a noite começou a aquecer e alguns, repetiram até à exaustão, recados para colegas de trabalho de outros, ou a questão: tens a certeza que andaste lá na faculdade?
Para muitos, a noite acabou às duas e tal da manhã na Portugália, depois de perceberem a cara de frete do empregado que não queria ser antipático e mandar-nos porta fora… outros rumaram ao Tóquio!
Enfim, uma noite para repetir… e não apenas daqui a 12 anos… apesar de eu apostar que no ano 2019 “gaja que é gaja” vai continuar a estar deslumbrante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande noite a de sexta-feira passada! Mas elas continuam giras e eles nem por isso! Mas todos continuam divertidos! Gostei de os ver a todos! O pior foi que me calhou um bife da parte onde a vaca levava pontapés para andar!